Como o vinil ganha a web


Decidi transformar os Long Plays da casa em arquivos sonoros para aposentar meu toca-discos, cujas caixas de som já haviam se aposentado por conta. Desisti da ideia quando encontrei uma mini-caixa de som que suplantou as que haviam quebrado - faço parte do grupo de nostálgicos que não consegue separar as canções do passado dos dispositivos nos quais elas eram gravadas, e acha um espetáculo à parte o correr da agulha pelo vinil... No entanto, como me diverti com a experiência, decidi que continuaria gravando os discos significativos e postando-os na web. Assim, compartilharia com os internautas as músicas que cresci ouvindo (e o chiadinho que elas ganharam com a passagem do tempo).

Abaixo, explico como é o processo:

Audacity

1- Instalei no computador o Audacity. Por meio deste programa é possível gravar quaisquer sons externos/ internos. Configurei-o seguindo os passos abaixo:
a) Em "Editar - Preferências" - "Dispositivos", escolhi "Dois canais - estéreo"; em "Formato de arquivo", escolhi "320 bits". A configuração geral não precisa ser mais modificadas.
b) Para gravar o som vindo do vinil, escolho "Stereo Mixer" (Figura 1).
Figura 1

2- A gravação é iniciada ao apertar o botão vermelho. Para interrompê-la basta clicar no botão amarelo. As duas barras de volume que se encontram abaixo dos botões play/stop são ajustadas para se evitar microfonia (para isso, é fundamental que os sons gerados pelo programa não toquem a parte superior e inferior da barra). Na "Figura 2" há um exemplo de gravação satisfatória:
Figura 2

3- Depois que a gravação estiver pronta é possível editá-la. Para isso, basta clicar na linha do tempo e selecionar o trecho a ser editado. Em "Efeitos", é possível selecionar o efeito desejado (eu procuro não utilizar efeito algum nos vinis que transformo em arquivos digitais). Para ouvir o resultado, basta clicar no botão verde. Para desfazer qualquer alteração, basta clicar em “Editar – Desfazer”. É possível recortar, deletar e deslocar trechos selecionados.

Toca-Discos

1- Eu utilizo a entrada "Phones" de meu toca-discos da Gradiente que já tem uns 20 anos. Nele, conecto um fio que tem entrada estéreo nos dois lados ("Figuras 1-3").

Figuras 1-3

2- A outra parte do fio é conectada a entrada azul do computador (aquela que não é reservada nem para o microfone, nem para a caixa de som, Figura 4)

Figura 4

3- Ao colocar o disco para funcionar, o som é reproduzido nas caixas de som do computador. Para gravá-lo, basta clicar no botão vermelho do Audacity.

4- Para gravar o arquivo em disco é preciso clicar em "Arquivo - Exportar como mp3". O último passo é gravá-lo em CD ou no Ipod. No caso do CD, sugiro as mídias da Philips que imitam o layout do bolachão (a imagem delas está no topo da página). Não porque são melhores que as outras, mas porque são mais simpáticas).
Related Posts with Thumbnails