domingo, 25 de janeiro de 2009

Alberto Nepomuceno pela Orquestra de Câmara de Blumenau



Precisei correr atrás desse material para minha pesquisa de mestrado. Pouco se fala hoje de Alberto Nepomuceno, importante músico de fins do século XIX e começo do XX. Esse LP traz suas composições de 1893 a 1903:

Norton Morozowicz, regente e Ruth Staerke, soprano

Suíte antiga (1893)

1. I minueto

2. Il ária

3. Ill rigaudon

4. Serenata (1902)

5. Trovas – opus 29, nº 1 (1901) (versos de Osório Duque Estrada)

6. Coração indeciso – opus 30, nº 1 (1903) (versos de Frota Pessoa)

7. Xácara – opus 20, nº 1 (1899) (versos de Orlando Teixeira)

8. Cantilena (1903) (versos de Coelho Netto)

9. Trovas alegres – opus 29, nº 2 (versos de Carlos Magalhães de Azeredo)

10. Dolor supremus – opus 21, nº 2 (versos de Osório Duque Estrada)

11. Cantigas (1903) (versos de D. Branca de Gonta Colaço)

Download: http://rapidshare.com/files/189349007/Nepomuceno_-_orquestra_blumenau.zip

11 comentários:

Amadeus disse...

Gostaria de saber se há gravação ou partitura de Coração triste, de nepomuceno e machado de assis!
Pelo amor de deus !

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Olá, Amadeus.

A faixa 6 do disco que postei em seguida a este (Alberto Nepomuceno: canções) tem a canção "Coração triste".

Neste site você encontrará mais informações sobre a composição: http://www.grude.ufmg.br/musica/cancaoBrasileira.nsf/vwDocsAtivos/01F743F1B0D9CF3183256DEF0051043B?OpenDocument

Eduardo Macedo disse...

Cara, fiquei muito satisfeito com esta postagem. Infelizmente, este meu conterrâneo, de enorme importância à música erudita nacional e autor de lindas obras, não tem seu valor merecido entre os apreciadores e músicos da boa música. Certa vez fui assistir ao show de um pianista famoso aqui em Fortaleza e ele comentou, com grande ênfase, sobre o nacionalismo na música erudita brasileira e ao citar "seu pai", invocou Villa Lobos. E quanto ao Nepomuceno... nem sequer tio! Durante a sessão de autógrafos puxei o assunto mas se fez de desentendido. Enfim, parabéns e obrigado.

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Oi, Eduardo!

Fico feliz que tenha gostado! Talvez você tenha interesse também em baixar o trechinho da Artemis (música de Nepomuceno) que eu musiquei para minha dissertação de mestrado. Esse pianista sobre o qual você falou fez algo clássico: todo mundo pensa que a música só começou no Brasil com Villa Lobos. Os modernistas lançaram essa suposta verdade, foram sustentados por uma legião de críticos da época, e agora ninguém acredita ter forças para dizer o contrário... Nepomuceno, que estava envolvido na atmosfera art nouveau do começo do século XX, trouxe várias inovações para a música. Seria legal se mais músicas dele estivessem disponíveis para a nova geração de críticos que está se formando!

Eduardo Macedo disse...

Como faço para baixar? Muito interessante!

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Oi, Eduardo!
Pra baixar, é só clicar no link, em "free user", esperar a contagem regressiva do rapidshare e, em seguida, clicar em "download". Espero que dê tudo certo! Qualquer problema, me escreva.

Bjos
Dani

Anônimo disse...

Belíssimo achado! Estou falando sobre a transição ao modernismo para meus alunos do 1º ano do ensino médio e vai ser ótimo fazê-los ouvir um pouco disso, mesmo sabendo que a maioria prefere Restart ou Racionais (aliás, também gosto destes, mas cada coisa em sua hora).
Valeu, Danielle. Abraço.

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Oi, brincher!

Espero que o disco faça sucesso entre a moçada. Eu sou otimista. Acho uma ótima oferecer esses materiais para os alunos - isso acaba ajudando a sofisticar o gosto musical até dos alunos mais reticentes.

Obrigada por passar por aqui e comentar. Boa sorte na aula!
Danielle

Anônimo disse...

Boa noite, Danielle!

Danielle, estive pensando em te sugerir uma coisa...
Não querendo ser atrevido, mas tendo uma ideia interessante a te sugerir...
Você tem um LP raro e de conteúdo pouco distribuído, então, sem querer ser insistente e deselegante, o que achas de pedir para alguém passá-lo para CD e postares em seguida, saciando a necessidade dos brasileiros apreciadores da boa Arte?

Sou-lhe grato aceitando a proposta ou não!


Abraço!


Meu Canal: http://www.youtube.com/oplutao

Meu e-mail: oplutao@hotmail.com

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Oi, Sérgio!

Acontece que a única pessoa que conheço que faz esse serviço não mora na minha cidade e nem cobra barato por ele, por isso prefiro trocar a agulha do meu aparelho e aí eu mesmo regravo o disco. Prometo não demorar e anunciar aqui tão logo eu o fizer, ok!

Abs
Dani

Groucho KCarão disse...

Parabéns pelo post. Impressionante como essa figura é pouco comentada e até pouco conhecida! Tô correndo atrás porque acho OBRIGAÇÃO de todo brasileiro e, claro, principalmente, de todo cearense, se não gostar, ao menos CONHECER a grande obra desse músico. Consegui um CD emprestado com os quartetos de corda de Nepomuceno. Em breve vou disponibilizá-lo na net e ver como faço pra divulgar. Valeu!

Related Posts with Thumbnails