Precisei correr atrás desse material para minha pesquisa de mestrado. Pouco se fala hoje de Alberto Nepomuceno, importante músico de fins do século XIX e começo do XX. Esse LP traz suas composições de 1893 a 1903:
Norton Morozowicz, regente e Ruth Staerke, soprano
Suíte antiga (1893)
1. I minueto
2. Il ária
3. Ill rigaudon
4. Serenata (1902)
5. Trovas – opus 29, nº 1 (1901) (versos de Osório Duque Estrada)
6. Coração indeciso – opus 30, nº 1 (1903) (versos de Frota Pessoa)
7. Xácara – opus 20, nº 1 (1899) (versos de Orlando Teixeira)
8. Cantilena (1903) (versos de Coelho Netto)
9. Trovas alegres – opus 29, nº 2 (versos de Carlos Magalhães de Azeredo)
10. Dolor supremus – opus 21, nº 2 (versos de Osório Duque Estrada)
11. Cantigas (1903) (versos de D. Branca de Gonta Colaço)
Download: http://rapidshare.com/files/189349007/Nepomuceno_-_orquestra_blumenau.zip
11 comentários:
Gostaria de saber se há gravação ou partitura de Coração triste, de nepomuceno e machado de assis!
Pelo amor de deus !
Olá, Amadeus.
A faixa 6 do disco que postei em seguida a este (Alberto Nepomuceno: canções) tem a canção "Coração triste".
Neste site você encontrará mais informações sobre a composição: http://www.grude.ufmg.br/musica/cancaoBrasileira.nsf/vwDocsAtivos/01F743F1B0D9CF3183256DEF0051043B?OpenDocument
Cara, fiquei muito satisfeito com esta postagem. Infelizmente, este meu conterrâneo, de enorme importância à música erudita nacional e autor de lindas obras, não tem seu valor merecido entre os apreciadores e músicos da boa música. Certa vez fui assistir ao show de um pianista famoso aqui em Fortaleza e ele comentou, com grande ênfase, sobre o nacionalismo na música erudita brasileira e ao citar "seu pai", invocou Villa Lobos. E quanto ao Nepomuceno... nem sequer tio! Durante a sessão de autógrafos puxei o assunto mas se fez de desentendido. Enfim, parabéns e obrigado.
Oi, Eduardo!
Fico feliz que tenha gostado! Talvez você tenha interesse também em baixar o trechinho da Artemis (música de Nepomuceno) que eu musiquei para minha dissertação de mestrado. Esse pianista sobre o qual você falou fez algo clássico: todo mundo pensa que a música só começou no Brasil com Villa Lobos. Os modernistas lançaram essa suposta verdade, foram sustentados por uma legião de críticos da época, e agora ninguém acredita ter forças para dizer o contrário... Nepomuceno, que estava envolvido na atmosfera art nouveau do começo do século XX, trouxe várias inovações para a música. Seria legal se mais músicas dele estivessem disponíveis para a nova geração de críticos que está se formando!
Como faço para baixar? Muito interessante!
Oi, Eduardo!
Pra baixar, é só clicar no link, em "free user", esperar a contagem regressiva do rapidshare e, em seguida, clicar em "download". Espero que dê tudo certo! Qualquer problema, me escreva.
Bjos
Dani
Belíssimo achado! Estou falando sobre a transição ao modernismo para meus alunos do 1º ano do ensino médio e vai ser ótimo fazê-los ouvir um pouco disso, mesmo sabendo que a maioria prefere Restart ou Racionais (aliás, também gosto destes, mas cada coisa em sua hora).
Valeu, Danielle. Abraço.
Oi, brincher!
Espero que o disco faça sucesso entre a moçada. Eu sou otimista. Acho uma ótima oferecer esses materiais para os alunos - isso acaba ajudando a sofisticar o gosto musical até dos alunos mais reticentes.
Obrigada por passar por aqui e comentar. Boa sorte na aula!
Danielle
Boa noite, Danielle!
Danielle, estive pensando em te sugerir uma coisa...
Não querendo ser atrevido, mas tendo uma ideia interessante a te sugerir...
Você tem um LP raro e de conteúdo pouco distribuído, então, sem querer ser insistente e deselegante, o que achas de pedir para alguém passá-lo para CD e postares em seguida, saciando a necessidade dos brasileiros apreciadores da boa Arte?
Sou-lhe grato aceitando a proposta ou não!
Abraço!
Meu Canal: http://www.youtube.com/oplutao
Meu e-mail: oplutao@hotmail.com
Oi, Sérgio!
Acontece que a única pessoa que conheço que faz esse serviço não mora na minha cidade e nem cobra barato por ele, por isso prefiro trocar a agulha do meu aparelho e aí eu mesmo regravo o disco. Prometo não demorar e anunciar aqui tão logo eu o fizer, ok!
Abs
Dani
Parabéns pelo post. Impressionante como essa figura é pouco comentada e até pouco conhecida! Tô correndo atrás porque acho OBRIGAÇÃO de todo brasileiro e, claro, principalmente, de todo cearense, se não gostar, ao menos CONHECER a grande obra desse músico. Consegui um CD emprestado com os quartetos de corda de Nepomuceno. Em breve vou disponibilizá-lo na net e ver como faço pra divulgar. Valeu!
Postar um comentário